Técnico Ar Condicionado
 
HOME PAGE \ Técnico Ar Condicionado

INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADO

O condicionamento de ar é o processo de tratamento do ar interior em espaços fechados. Esse tratamento consiste em regular a qualidade do ar interior, no que diz respeito às suas condições de temperaturaumidadelimpeza e movimento. Para tal, um sistema de condicionamento de ar inclui as funções de aquecimentoarrefecimentoumidificação, renovação, filtragem e ventilação do ar. A função de desumidificação está normalmente associada à de arrefecimento. Alguns sistemas especiais podem incluir outras funções como a de pressurização do ar no interior de determinado espaço. O ar tratado num sistema de condicionamento de ar é designado "ar condicionado". Na linguagem corrente, o próprio processo de condicionamento de ar é referido como "ar condicionado". Por extensão, também são referidos como "ares condicionados" os aparelhos destinados ao condicionamento de ar.

Com as mudanças climáticas, a temperatura do planeta exige cada vez mais a utilização de ambientes com temperatura contrada, seja no trabalho ou no descanso do lar. O ar condicionado é um aparelho que assegura a regulação da temperatura, da humidade, da limpeza e da distribuição do ar. Porisso a importância de sua utilização para os dias de hoje. Asdsim, deverrão ser considerados basicamente nops projetos de climatização, três tipos de instalação:

a) Instalação Residencial

b) Instalação Industrial

c) Instalação Comercial 

a) Instalalação Residencial - O clima quente predominante em maior parte do Brasil faz com que haja uma procura cada vez maior da instalação de ar condicionado em residências. A grande busca por um aparelho para refrescar o ambiente fez com que o mercado criasse inúmeros modelos que prometem atender a todo tipo de público. A principal demanda por este produto fez surgir no mercado três tipos de ar condicionado a saber:

Ar condicionado SplitO modelo split possui duas partes, sendo uma delas instalada do lado de dentro e a outra na parte externa da casa. Dentre os mopdelos estão o Split Hi-Wall, que permite ser instalado na parede e acompanha uma evaporadora e uma condensadora; o Multisplit, modelo parecido com o Hi-Wall, porém que permite que várias evaporadoras sejam ligadas em apenas uma condensadora — que deve ficar na parte externa do ambiente — e o Window Split, que é uma mistura de Split e Janela, indicado para quem já possui uma abertura para a instalação do ar-condicionado Janela, porém tem interesse em instalar um Split. Para grandes ambientes, inclusive o comercial, há o Split piso-teto, que permite que sua instalação seja feita no teto ou no piso  e o Split Cassete, que deve ser colocado no centro do ambiente e instalado no forro.

Ar condicionado tipo Janela - Primeiro modelo de ar condicionado a ser apresentado no mercado e instalado numa residência. É possível encontrar no mercado modelos que abrangem diferentes potências, que vão de 7000 BTUs até 30000 BTUs. O modelo tipo janela pode sair um pouco mais em conta do que o Split e são um pouco menores. Esse tipo de ar condicionado ainda é mais compacto e mais fácil de instalar. É instaLlado normalmente em lugares com espaço previamente programados para tal.

Ar Condicionado Portátil - O ar condicionado portátil é um equipamento único, que pode ser transportado com facilidade para todos os cômodos da casa, só necessitando de uma janela para que o tubo possa expelir o ar quente. Esse modelo pode ainda causar um pouco mais de barulho do que os modelos Split e Janela, já que possui a evaporadora e o compressor no mesmo aparelho. O barulho porém, não é alto a ponto de gerar incômodo e é possível olhar os decibéis antes de adquirir o produto. Este tipo de aparelho é ideal para quem não pode interferir na estética da casa, seja por imposição do prédio ou se o local onde o ar será colocado é alugado e não permite reformas.

 

b) Instalação Industrial - Comparados com os sistemas tradicionais de ar condicionado que se vêem em lares e escritórios, o tipo de aparelhos instalados em instalações fabris é muito mais potente. A maioria dos sistemas de ar condicionado industrial é centralizado, o que ajuda a verificar se o ar é enviado para todas as partes através da rede de condutas. Serve também para que o ar possa circular rápida e eficientemente através das condutas onde os impulsionadores tenham sido instalados. Na maioria dos locais que tenham ar condicionado industrial, eles são alimentados a gás natural, vez de o serem a electricidade. Isso não só ajuda a reduzir os custos como é também melhor para o ambiente. Tais sistemas industriais serão instalados não só para criar o tipo de ambiente que as pessoas considerem confortável para se trabalhar, mas também para se assegurarem de que a maquinaria a operar está a funcionar correctamente. Nas fábricas isto é muito importante, porque é necessário que os níveis de produtividade permaneçam em alta. Quando se trata da instalação destes sistemas industriais há um número de questões de segurança e de saúde que é necessário ter em consideração. A seguir, algumas delas:

 

a) É exigido que cada local de trabalho forneça a temperatura que seja confortável para se trabalhar durante as horas de expediente. Isto significa que a sala deve ter uma temperatura em que os empregados que nela trabalham se sintam confortáveis e que não seja necessário proverem-se de vestuário especial.

b) Também como parte do Regulamento é necessário que a temperatura dentro de um espaço de trabalho não desça abaixo dos 16 graus Celsius. De qualquer forma, esta temperatura pode ser reduzida até aos 13 graus nos locais onde os trabalhadores exerçam actividades que requeiram esforço físico.

c) No Regulamento também há espaço para as situações em que se prove ser muito difícil manter as temperaturas nos níveis acima mencionados, em determinadas situações. Tais como quando a sala se abre para o exterior ou para onde os produtos ou alimentos tenham de ser conservados frescos e as áreas circundantes tenham de ter temperaturas muito semelhantes às acima mencionadas.

Uma última razão porque a instalação de ar condicionado industrial é crucial quando se trata da saúde e da segurança é relativa aos processos que requeiram aquecimento para os produtos fabricados. Novamente deve-se frisar que este tipo de sistemas industriais necessita de ser instalado de forma a proporcionar um agradável ambiente de trabalho para os empregados. 

 

c) Instalação Comercial - O sistema de ar condicionado central visa atender basicamente a área comercial. Nesta instalação é importante observar a quantidade de pavimentos da edificação, materiais que serão utilizados, temperatura ideal para o local, espessura das paredes etc. Deverá ser verificada a necessidade de sistemas mais integrados, com controles de climatização por andar ou outras soluções de automação. Para esse tipo de instalações comerciais existem basicamente quatro tipos de sistemas, quais sejam:

 

Sistema de Ar condicionado Central - É indicado normalmente para grandes projetos, tendo em vista o alto custo, tornando-se porém mais eficiente quando se avalia custo-benefício, com redução acentuada no consumo de energia É fácil de ser identificado, uma vez que utiliza máquinas de grande porte.Normalmente, as torres de refrigeração são instaladas no alto ou ao lado do edifício, com o condensador integrado à torre de arrefecimento, recebendo água à temperatura ambiente ao gás refrigerante, reduzindo a sua temperatura antes de passar pelo compressor. A presença do condensador exige menos energia para comprimir o gás refrigerante quente, trazendo menor consumo de energia, gerando economia para o edifício comercial. O sistema é semelhante ao ar condicionado por dutos, já que a distribuição é feita da mesma maneira. A instalação desse modelo de ar condicionado deve ser feita em paralelo com a construção, reduzindo o custo de sua instalação. Pode ser instalado dentro de três categorias:

 

1 - Agua gelada com fan-coil: No sistema de ar condicionado central, a água gelada que é expelida pelo sistema é distribuída pelo edifício dentro de tubulações, havendo em cada andar uma máquina denominada fan-coil, com um ventilador que joga o ar pela tubulação. O ar perde o calor e é conduzido à rede de dutos espalhada pelo andar. Uma grande vantagem do sistema de ar condicionado central é a concentração de grande carga elétrica junto ao chiller, dispensando tomadas especiais em outros pontos, sendo um sistema mais adequado para projetos que preveem o insuflamento de ar pelo piso ou pelo teto, este geralmente utilizado em shoppings centers.

 

2 - Termo acumulação: nesta categoria de ar condicionado central, utiliza-se uma forma de acumular o frio em horários estratégicos, tornando o consumo de energia menor, possibilitando o uso de compressores de forma reduzida durante o dia. O sistema trabalha através de programas para acumular água gelada, fazendo com que os equipamentos trabalhem com duas temperaturas, a primeira para fazer gelo e a segunda para refrigeração normal. Para evitar o congelamento da água, utiliza-se um aditivo especial e sua eficiência depende da quantidade de gelo utilizada no processo.

 

3 - Volume de ar variável, ou VAV O sistema de ar condicionado central conhecido como VAV é ideal para projetos de edificações com salas fechadas. O VAV é um mecanismo composto por válvulas de vazão com termostato individual, ligadas a um computador central para o controle do fluxo do ar condicionado. Assim, as válvulas monitoram a temperatura de cada ambiente. O sistema pode ser aplicado em lojas, auditórios, espaços de escritórios e inclusive em residências de maior porte.

 

Sistema de ar condicionado split - Utiliza-se mais de uma unidade de ar condicionado. Em instalações comerciais, este modelo é utilizado em prédios mais antigos que precisam ser climatizados. Nas edificações novas, utiliza-se o uso de multi splits, podendo conter duas ou mais evaporadoras com apenas um condensador.

 

Sistema de ar condicionado tipo VRV - Este modelo é bastante semelhante ao multi split, embora tenha maior capacidade, podendo se instalar até 64 aparelhos de ar condicionado. O sistema é flexível e versátil, possuindo comandos eletrônicos inteligentes, permitindo que o gás refrigerado seja direcionado para locais onde a demanda é maior. O modelo é adotado geralmente por instalações comerciais menores, onde não existe o sistema central, já que oferece facilidade de expansão e de adaptação.

 

Sistema de ar condicionado self - Neste sistema tudo contido numa só máquina é o mais eficiente para instalações comerciais de todos os tipos, que não possuem um sistema central, já que reúne condensadora e evaporadora num gabinete, podendo resfriar um andar inteiro do edifício.

 

Sistema de ar condicionado de janela - Esse modelo de ar condicionado é o mais tradicional, já que concentra todos os componentes num mesmo aparelho, fazendo a compressão, condensação, evaporação e ventilação. Trata-se de umsistdema limitado, normalmente instalado em escritórios menores e em prédios antigos que não possuem o sistema central.

 

 

 

 

A instalação e manutenção de ar condicionado é uma atividade de extrema importância no desenvolvimento dos projetos residenciais e industriais. Para o desenvolvimento dessa atividade, devem ser contratados, ou devem ser envolvidos técnicos altamente capacitados, treinados em todos os níveis de conhecimento, de tal forma a garantir qualidade e redução de custos nos projetos. A instalaçao dos equipamentos de refrigeração nunca deve ser realizada sem uma análise da pré-instalação e segurança das pessoas e equipamentos. 
 
Ao executar os serviços de instalação ou de manutenção nos equipamentos de refrigeração, devem os técnicos atentar para algumas particularidades ao iniciar o serviço, tais como:
a) Consultar as normas e códigos aplicáveis à instalação do equipamento no local selecionado para assegurar-se que o sistema idealizado estará de acordo com as mesmas;
b) Consultar a NBR5410 “Instalações Elétricas de Baixa Tensão”;
c) Fazer um planejamento detalhado da localização das unidades para evitar eventuais interferências com quaisquer tipo de instalações já existentes (ou projetadas, tais como instalação elétrica, canalizações de água, esgoto, etc;
d) Instalar as unidades de forma que elas fiquem livres de quaisquer tipos de obstrução das tomadas de ar de retorno ou insuflamento;
e) Escolha locais com espaços que possibilitem reparos ou serviços de quaisquer espécies e possibilitem a passagem das tubulações (tubos de cobre que interligam as unidades, fiação elétrica e dreno);
f) Lembrar que as unidades devem estar corretamente niveladas após sua instalação;
g) Verificar se o local externo é isento de poeira ou outras partículas em suspensão que por ventura possam vir a obstruir o aletado da unidade condensadora;
h) É imprescindível que a unidade evaporadora possua linha hidráulica para drenagem do condensado. Esta linha hidráulica não deve possuir diâmetro inferior a 19,05 mm (3/4 in) e deve possuir, logo após a saída, sifão que garanta um perfeito caimento e vedação do ar;
i) Quando da partida inicial este sifão deverá ser preenchido com água, para evitar que seja succionado ar da linha de drenagem. A drenagem na unidade condensadora somente se faz imprescindível quando instalada no
alto e causando risco de gotejamento. 
 
Tipos de Aparelhos de Ar Condicionado e suas Aplicações 
 
Chiller - Industrial, resfriadores de água, aplicado onde tem circulação de muita gente. Potência de 40 a 250TR
Set Free - Residencial/Industrial
Climatizadores - Comercial
Split Teto - Industrial
Split Inverter - Residencial/Comercial
Duto Inverter - Cmercial
Piso Teto - Residencial/Comercial
Mult Split - Residencoial/Comercial
Split Parede - Residencial/Comercial
Janela - Residencial
Cassete - Comercial
Windows - Residencial
Portatil - Residencial 
 
Técnico de Refrigeração - Profissional com larga experiência em instalação e manutenção de ar condicionado. Deverá ser capaz de efetuar o planejamento de refrigeração na área solicitada indicando o tipo de refrigeração e aparelho que serão instalados.bem como ser capaz de efetuar os serviços de manutenção necessários, utilizando as Normas da ABNT correspondentes e padrões técnicos operacionais.para o serviço. Todos os trabalhos devem ser executados utilizando as recomendações de segurança indicadas. O funcionário deverá zelar pelos equipamentos e aprelhos utilizados para a execução dos serviços, cuidando dos mesmos e devolvendo-os ao almoxarifado após a utilização..

 

 

MATERIAL EM EDIÇÃO - 25/03/2017

Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by