Técnico Eletricista I
 
HOME PAGE \ Técnico Eletricista I

MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO ELÉTRICA INDUSTRIAL

As instalações elétricas indústrias, se denominam como um dos campos mais importante de uma indústria, pois a mesma desempenha um papel fundamental de fornecer energia para o seu funcionamento. A maioria das grandes indústrias, principalmente as de fabricação de produtos, necessita de grande quantidade de energia para realizar o seu trabalho. Para receber estas elevadas quantidades de energia, é necessário que se faça uma preparação e adequação do ambiente o qual receberá a mesma. Contudo, existem recomendações e normas técnicas (ABNT) e NR-10 que estabelecem padrões para a utilização e consumo de pequenas e grandes quantidades de energia, trazendo para os consumidores mais segurança e qualidade no serviço.

A NBR 5410 fixa as condições a que as instalações de baixa tensão devem atender, a fim de garantir seu funcionamento adequado, a segurança de pessoas e animais domésticos e a conservação de bens. Aplica-se a instalações novas e a reformas em instalações existentes, entendendo-se, em princípio, como 'reforma' qualquer ampliação de instalação existente (como criação de novos circuitos e alimentação de novos equipamentos), bem como qualquer substituição de componentes que implique alteração de circuito. A NBR 5410 é complementada atualmente por outras duas normas, a NBR 13570 - Instalações Elétricas em Locais de Afluência de Público: Requisitos Específicos - e a NBR 13534 - Instalações Elétricas em Estabelecimentos Assistências de Saúde: Requisitos para Segurança. Ambas complementam, Quando necessário, prescrições de caráter geral contidas na NBR 5410, relativas aos seus respectivos campos de aplicação.

Outras Normas complementam a NBR5410, quais sejam:  A NBR 13570 aplica-se às instalações elétricas de locais como cinemas, teatros, danceterias, escolas, lojas, restaurantes, estádios, ginásios, circos e outros locais indicados com capacidades mínimas de ocupação (n0de pessoas) especificadas. A NBR 13534, por sua vez, aplica-se a determinados locais como hospitais, ambulatórios, unidades sanitárias, clínicas médicas, veterinárias e odontológicas etc., tendo em vista a segurança dos pacientes.

 De uma forma geral, a manutenção constitui-se na conservação de todos os equipamentos, de forma que todos estejam em condições ótimas de operação quando solicitados ou, em caso de defeitos, estes possam ser reparados no menor tempo possível e da maneira tecnicamente mais correta. A partir de então, todas as grandes e médias empresas na Europa e América do Norte dedicaram grande esforço ao treinamento do pessoal nas técnicas de organização e gerenciamento da manutenção. 

 A manutenção elétrica industrial possui um extenso campo de atuação dentro da indústria, com isso desempenha diversas funções tais como;

Gerenciar Equipamentos - Este processo é bem abrangente, e engloba desde o controle dos equipamentos industriais até máquinas e ferramentas utilizadas pela manutenção.

Tratar Solicitações de Serviços - Este processo trata das solicitações que chegam à manutenção. Estas solicitações incluem os pedidos da área operacional, as recomendações de inspeção, os pedidos da preventiva e da preditiva. 

Planejar Serviços - Este processo é quase instantâneo para serviços simples, mas pode demandar até meses, no caso de planejamento de uma complexa parada de manutenção.

Gerenciar Recursos - Este processo contempla o controle de disponibilidade de recursos humanos e sua distribuição pelas diversas plantas da fábrica. Por controle de disponibilidade significa saber quantas pessoas de cada função estão disponíveis a cada dia nas diversas plantas.

Programar Serviços - A programação de serviços significa definir diariamente que tarefas dos serviços serão executadas no dia seguinte, em função de recursos disponíveis e da facilidade de liberação dos equipamentos.

Gerenciar o Andamento dos Serviços - Neste item se analisa o processo de acompanhamento da execução de serviços ao longo do dia a dia. Ao longo do dia constata-se que determinados serviços não poderão ser executados. Estes serviços deverão ser considerados como "impedidos".

Registrar serviços e recursos - Neste processo estão compreendidas a "apropriação" de serviços e recursos e o registro de informações sobre o que foi feito e em que equipamento.

Controlar Padrões de Serviços - Este processo abrange o controle de serviços padrões (Ordens de Trabalho Padrão), cadastro de procedimentos e outros padrões pertinentes à manutenção. 

 

Técnico Eletricista - Profissional com experiência comprovada em instalação e manutenção elétrica industrial.  Deverá ser capaz de efetuar levantamento e leitura de circuito elétrico industrial, bem como efetuar serviços de montagem e manutenção elétrica. utilizando as Normas da ABNT correspondentes e padrões técnicos operacionais.para o serviço, bem como utilizar as recomendações de segurança indicadas. O funcionário deverá zelar pelos equipamentos e aprelhos elétricos utilizados para a execução dos serviços, cuidando dos mesmos e devolvendo-os ao almoxarifado após a utilização.

 

MATÉRIAL EM EDIÇÃO - 18/03/17

Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by