News...
HOME PAGE \ News...

127 OU 220V - MITO OU VERDADE?

Postado em 27/01/2019 às 22:37

 

Muitos pensam que ligando um chuveiro elétrico ou qualquer outro equipamento elétrico com 220VCA vai economizar muito mais energia. Isso é um mito. Na verdade, o que pagamos de energia na conta de luz à distribuidora, não depende nem da tensão elétrica, nem da corrente elétrica, mas sim, dos dois. O que consumimos em nossa casa, vai ser o produto da tensão elétrica pela corrente elétrica, ou seja, a potência elétrica, medida durante o tempo de utilização, razão pela qual sua unidade de medida é o KWH (Quilowatt hora).

Resultado de imagem para consumo de energia eletrica

Uma lâmpada, por exemplo, quanto maior a potência, maior será o brilho entregue, isto porque exige mais energia, e, portanto, converte mais energia elétrica em luz.

Resultado de imagem para consumo de energia elétrica

Assim, no consumo de energia de nossa casa ou empresa, não devemos nos iludir. Se a alimentação for 127VCA ou 220VCA, vamos pagar o mesmo valor no final do mês. A vantagem (economia), está na hora de fazer a instalação, devendo o técnico ter o conhecimento necessário da especificação dos cabos e fios elétricos que serão utilizados.

Como a tensão elétrica em 127VCA, exige um cabo ou fio elétrico com bitola maior que a tensão de 220VCA, podem acontecer quatro situações possíveis:

A – Fazer uma instalação para 127VCA e utiliza-la em 220VCA. Neste caso, investimos mais na hora de construir (cabos e fios com bitolas maiores são mais caros), e, pode ocorrer maior economia, uma vez que, os condutores estão superdimensionados, evitando dessa forma possível aquecimento nos mesmos por sobrecarga (Aqui tem economia).

B – Fazer uma instalação para 220VCA e utilizá-la em 127VCA. Neste caso, o técnico eletricista deve estar ciente que essa é uma instalação expressamente proibida pela Norma Técnica brasileira, devendo o mesmo proceder a substituição de todos os condutores da instalação, por outros com bitola correspondente a 127VCA.

C - Fazer uma instalação para 127VCA e utiliza-la em 127VCA. Procedimento correto. Neste caso, é indispensável o conhecimento do técnico eletricista da Norma Técnica compatível e da especificação dos condutores Cabos e fios com bitola inferior à especificada pelo fabricante, aumenta o consumo de energia devido ao aquecimento excessivo, podendo provocar incêndio na instalação. (Aqui tem economia).  

D - Fazer uma instalação para 220VCA e utiliza-la em 220VCA. Procedimento correto. Neste caso, é indispensável o conhecimento do técnico eletricista da Norma Técnica compatível e da especificação dos condutores Cabos e fios com bitola inferior à especificada pelo fabricante, aumenta o consumo de energia devido ao aquecimento excessivo, podendo provocar incêndio na instalação (Aqui tem economia).    .

Geraldo Ferreira da Paixão

E-mail: geraldoferreiradapaixao@gmail.com

 




Voltar
Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by