News...
HOME PAGE \ News...

DIFERENÇAS ENTRE ENGENHARIA ELÉTRICA E ENGENHARIA DE ENERGIA

Postado em 02/02/2018 às 19:52

Engenharia Elétrica: 

O engenheiro elétrico é o profissional responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Sua formação é também baseada na área eletrônica, possibilitando-lhe atuar nos dois campos. Portanto, ele trabalha projetando máquinas, instalações e equipamentos elétricos e eletrônicos. Na indústria, fabrica produtos elétricos e cuida de sua manutenção; planeja e implementa processos de automação industrial. Na área de infraestrutura, projeta e constrói usinas, estações, subestações, redes de geração de energia e amplia e mantém redes de alta tensão. Na área da Informática, o engenheiro elétrico cria, fabrica e testa chips para sistemas de computação, telecomunicações e de entretenimento. O engenheiro pode, inclusive, exercer suas atividades na Engenharia Biomédica, gerenciando a utilização de equipamentos médico-assistenciais em hospitais, clínicas e laboratórios. Na área de Instrumentação, desenvolve equipamentos para realização de medidas e, no ramo das Telecomunicações, elabora novos equipamentos e otimiza as formas de transmissão de dados, sons e imagens. 

O que Estua

Muito além da eletricidade vão os estudos da Engenharia Elétrica. Na graduação, o aluno recebe uma formação que abrange desde a aplicação da energia elétrica até o uso da eletrônica no desenvolvimento de novas tecnologias. Disciplinas como Engenharia dos Materiais, Circuitos Elétricos, Microprocessadores e Desenho para Engenharia fazem parte da integralização curricular. Ao sair da Universidade, o estudante pode seguir uma dentre as várias áreas de especialização que a profissão oferece, como Sistemas de Energia Elétrica (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica); Sistemas de Eletrônica de Potência (dispositivos eletrônicos de potência); Sistemas de Telecomunicações (telefonia analógica e digital); Sistemas de Computação (sistemas operacionais para computadores); Sistemas de Engenharia de Controle e Automação (controle de processos industriais por computador, automação industrial), dentre outras. 

Engenharia de Energia: 

Pesquisar matrizes energéticas mais eficazes com o mínimo de agressão ao meio ambiente é o objetivo do profissional de Engenharia de Energias Renováveis. Visando à sustentabilidade ambiental, à melhor qualidade e à segurança os engenheiros de energias renováveis têm como foco de estudo as energias solar (obtida através do sol), eólica (obtida através do vento), hídrica (obtida através da energia potencial de uma massa de água), de biomassa (obtida através de elementos de origem orgânica) geotérmica (obtida através do calor da Terra), das marés, dentre outras. Estão habilitados a conceber, projetar e fabricar equipamentos mecânicos utilizados em sistemas que usem fontes renováveis de energia. Também desenvolvem instalações, sistemas e máquinas que utilizem essas fontes no setor industrial, além de estabelecer maneiras eficientes de manutenção. Os graduados na área ainda têm entre suas atividades a realização de auditorias energéticas e planos de gestão de energia em sistemas mecânicos alimentados por fontes renováveis; a planificação estratégica de sistemas de produção e de gestão de fontes de energia e a investigação e desenvolvimento de produtos, processos e métodos industriais para sistemas de energias renováveis. Coordenam ainda estratégias de implantação de usinas e traçam planos de consumo inteligente dos recursos energéticos. 

O que Estuda
 

O Curso de Engenharia de Energias Renováveis possui um ciclo básico que demanda uma sólida formação nas áreas de Física, Matemática, Química e Biologia. A partir do 5º semestre, ele passa a ter disciplinas específicas obrigatórias e eletivas em três grandes áreas de formação: Sistemas Mecânicos, Sistemas Térmicos e Sistemas de Energias Renováveis. Durante o curso o aluno irá adquirir conhecimentos específicos através das disciplinas de Análise de Sistemas Térmicos, Aerodinâmica, Princípios de Conversão Eletromecânica, Mecânica dos Sólidos em Engenharia de Energias Renováveis, Gestão Ambiental, Laboratório de Energias Renováveis, Propulsão e Geração, Máquinas de Fluxo, Transmissão de Calor, Modelagem, Controle e Simulação de Sistemas, Acumuladores Eletroquímicos de Energia, Energia Solar Térmica, Dinâmica das Máquinas para Energias Renováveis, dentre outras. 




Voltar
Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by