News...
HOME PAGE \ News...

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

Postado em 29/03/2017 às 19:53

Com a evolução tecnológica, foram introduzidas uma séire de novidades com relação ao aproveitamento  de energias renovaveis, como é o caso da energia solar.  A energia solar é a energia produzida pelo sol e é convertida em energia útil pelos seres humanos, para produção de eletricidade ou para produção de calor .Atualmente o sol produz quatro milhões de vezes mais energia do que consumimos . Assim, seu potencial é ilimitado. Para se ter uma idéia do que consumimos, em apenas um segundo o sol produz mais energia (internamente) que toda a energia usada pela humanidade desde o começo dos tempos.

Considerando que a energia solar está disponivel de forma tão gratuita, porquê então que seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar apresenta-se sob a forma disseminada e a sua captação, principalmente para potências elevadas , requer instalações complexas e dispendiosas.

A energia solar pode ser térmica ou fotovoltaica.

Energia Solar Térmica - consiste na transformação da radiação solar em calor, através de paines coletores.

Energia solar Fotovoltaica - consiste na transformação da energia solar em energia elétrica , utilizando-se de módulos solares. 

Vantagens da Energia solar

a) A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controle existentes atualmente.

b) As centrais necessitam de manutenção mínima.

c) Os painéis solares são a cada dia mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. 

d) A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

e) Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens da Energia Solar

a) Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

b) Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

c) As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).

d) Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter vindo a aumentar ao longo dos anos. 




Voltar
Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by