News...
HOME PAGE \ News...

EQUIPOTENCIALIZAÇÃO DE UMA INSTALAÇÃO

Postado em 25/03/2017 às 00:24

Equipotencialização é a manutenção de um mesmo potencial de aterramento numa instalação elétrica, isto é, é a manutenção entre todas as massas e estruturas metálicas  de um mesmo potencial elétrico. A equipotencialização tem como principal objetivo desviar a corrente de fuga para a terra, impedindo eventuais choques elétrico. O choque elétrico ocorre quando há uma diferença de potencial numa instalação capaz de vencer a resistência do indivíduo.

A equipotencialização consiste basicamente da interligação de todas as partes metálicas de uma inastalação e todos os aterramentos a um mesmo barramento, chamado Barramento de Equipotencialização Principal - BEP. Tal providência evitará que um indivídua possa tomar um choque ao tocar em dois equipamentos diferentes  simultaneamente (carcaça de uma máquina de lavar e a torneira, por exemplço).  Deve ser executada por profissional altamente capacitado, com conhecimentos adicionais de eletricidade. Dentre outros cuidados, a instalação deve:

a) Garantir que todas as conexões tenham resistência elétrica próxima de zero;

b) Diminuir as dimensões da barra;

c) Reduzir o percurso dos cabos de conexão. Quanto mais curto melhor para minimizar a resistência das conexões;

d) Observar nas conexões a corrosão galvânica.

Conforme a NBR5410 a equipotencialização deve ser regida pelos seguintes princípios:

a) Todas as massas de uma instalação devem estar ligadas a condutores de proteção;

b) Em cada edificação deve ser realizada uma equipotencialização principal e tantas suplementares quantas forem necessárias;

c) Todas as massas da instalação situadas em uma mesma edificação devem estar vinculadas  à equipotencialização principal da edificação e a um mesmo e único eletrodo de aterramento;

d) Massas simultaneamente acessíveis devem estar vinculadas a um mesmo eletrodo de aterramento;

e) Massas protegidas contra choques elétricos por um mesmo dispositivo, dentro das regras de proteção por seccionamento automatico da alimentação, devem estar vinculadas a um mesmo eletrodo de aterramento.

 

 

 

 

 

 

 

 




Voltar
Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by