News...
HOME PAGE \ News...

RISCOS DE ACIDENTES COM O USO INDEVIDO DO CELULAR

Postado em 13/02/2017 às 22:26

Fala-se muito nas redes sociais sobre os riscos de acidentes com o uso de celular. No curso sobre o SEP – Sistema elétrico de Potência que iremos aplicar em breve (formação de turmas em andamento), para os profissionais da área, abordamos o tema na apostila, conforme regulamentado pelo item 9.5 da NR-10 Complementar. As RNI(Radiações não Ionizantes), são mais frequentes nas operadoras de telefonia e nas linhas de alta tensão.  

Os campos elétrico e magnético são considerados pela Norma como um perigo típico do SEP, uma vez que as radiações por eles emitidas não possuem energia suficiente para ionizar a matéria, sendo por isso, chamadas de Radiações não Ionizantes – RNI.

Os celulares, assim como, o laser, o micro-ondas, o forno elétrico, os raios ultravioleta, infravermelho, radiofrequência e outros, fazem parte das RNI, e são desconhecidos os limites toleráveis dessas radiações para o ser humano.

A menos que o aparelho tenha sido adquirido com defeito de fábrica e/ou tenha sido usado de forma inadequada, não existe o risco de explosão. Dessa forma, o uso do celular, bem como, de outros aparelhos elétricos e eletrônicos, podem expor o usuário a riscos de acidentes, como as explosões, causadas por superaquecimento da bateria, o que pode ocorrer considerando os seguintes motivos:

a)    Falha do dispositivo de segurança da bateria enquanto carrega (superaquecimento);

b)    Curto circuito entre os terminais da bateria durante o uso, que pode elevar a temperatura interna a 800ºC com consequente explosão;

As especulações quanto aos danos à saúde são crescentes, e alguns especialistas da área da saúde admitem estar relacionadas com o aparecimento de doenças como o câncer, conjuntivites, cataratas, glaucomas, leucemias, e enfermidades ligadas ao sistema nervoso central, entre as quais a de Alzheimer e a infertilidade. No Brasil não há uma legislação específica sobre a RNI e os estudos até agora desenvolvidos são inconclusivos, mas indicam que há um efeito maléfico dessas radiações para a saúde humana.  

A OMS está estudando os efeitos das RNI com resultados previstos para daqui a dois anos. Até lá, devem ser tomados os cuidados necessários, evitando-se o uso indiscriminado dos celulares e seguindo as orientações pertinentes.   

Recomendações: 

a)    Afastar o aparelho pelo menos 2cm do cérebro enquanto fala;

b)    Evitar que crianças brinquem com o aparelho;

c)    Não carregar o celular atrelado ao corpo;

d)    Evitar falar ao celular em ambientes fechados.

e)    Usar marcas confiáveis;

f)     Utilizar assessórios originais;

g)    Evitar umidade;

h)   Evitar exposição ao calor;

i)     Desconectar o carregador antes de completar 100% da carga (recomendado 70 a 90%), aumentando sua vida útil e eventuais defeitos.




Voltar
Acesse também o nosso e saiba mais.  
 
 
 
CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR.
Copyright 2017 © GP Serviços. Todos os diretos reservados. Design by